Artigo Semanal: A coragem de educar

13/12/2016

 

 

A coragem de educar

 

"A vida só é possível reinventada"

 

Cecília Meireles

 

Compreendo que os pais, às vezes, andam muito atribulados com o que será melhor para os filhos, como devem educar. Eu consigo entender que eles desejam sempre o melhor para as crianças. Por isso, hoje vou dizer-lhes quais são algumas coisas que as crianças esperam deles, para poder ajudar na missão de educar. Vamos lá:

 

Cantem canções e contem histórias de quando eram pequenos. Lembre-se que toda história tem um significado e um fim. Mas na vida cada final é um novo começo. Atenção: muitas vezes as atitudes dos pais se assemelham com as atitudes descritas nas histórias. O rei que enganava seu povo, o príncipe que se dedicava em ajudar os necessitados. As crianças têm muito orgulho quando os pais refletem os bons exemplos das histórias.

 

Abracem e deem muitos beijos, sentem-se e conversem com seus filhos e contem o que fizeram ao longo do dia.

 

Tenham tempo com qualidade. Cada criança gosta de ter um tempo especial com vocês.

Deem uma boa alimentação para que a criança possa crescer saudável, mesmo que ela diga que preferiria doces. Correlacione com as histórias de crianças que não tem o que comer, brincar e ajude a criança a desenvolver atitudes de valor.

 

À noite, perguntem sobre qualquer coisa: escola, família, brincadeiras, o que aprenderam e para que serve o ensinamento ministrado na escola.

 

Brinquem com as crianças em parques, na rua e peçam que observem o mundo e reflitam sobre o que eles veem.

 

Nos dias de chuva, fiquem debaixo de um cobertor e juntos vejam o programa de televisão preferido, mas façam uma reflexão sobre o programa e as propagandas veiculadas.

 

Estipulem regras. Isso faz a criança sentir que pais se preocupam com elas. Lembre-se que as regras devem ser discutidas e possuir um significado.

 

Deixem mensagens especiais na mochila e lembre-se que as crianças ficam motivadas e também ficam enlutadas pelas atitudes dos pais.

 

Não tenham medo de, às vezes, poderem fazer alguma coisa menos bem. Não faz mal. Ajudem com essas pequenas orientações a criar boas memórias da infância e certamente as crianças serão  muito felizes  e serão adultos de valor.

 

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes

Palestra com Prof. Carlos Dorlass - "A quarta Revolução e seus impactos na Educação"

May 14, 2017

1/10
Please reload

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square