Artigo Semanal: Profissão Professor!


Profissão Professor!


"O futuro é o passado em preparação".

Pierre Dac

Sobreviver com competência torna-se uma tarefa difícil. Sem aprender a gerir minimamente a mente, ser bem-sucedido no campo profissional, social ou afetivo, bem como na educação de filhos e alunos, é apenas um sonho.


Para que servem os Professores?


Se vamos a um médico, sabemos que ali reside a capacidade de resolver nossos problemas de saúde.

Se buscamos um jornalista, sabemos que ali encontramos as informações necessárias para o nosso dia a dia.

Quando buscamos um professor, como alunos, buscamos o quê? Certamente buscamos ensinamentos úteis para nossas vidas.

Para compreender melhor a importância do professor e do meio em que o indivíduo cresce e se transforma em adulto, basta olhar para as infelizes crianças que crescem influenciadas por marginais, sem conhecer uma escola, um bom professor ou um bom orientador.

Nesse sentido, o desenvolvimento pessoal possui um enredo, impossível de ser interpretado na total solidão, e é improvável que ocorra quando os atores coadjuvantes são despreparados ou, ainda pior, quando trabalham contra o enredo.

Existem, sim, o caminho e o descaminho. O professor é aquele que mostra o caminho ao mesmo tempo que respeita o caminhante e seu jeito único de caminhar.

A criatividade do professor não é dom, intuição ou inspiração. Ela se constitui no exercício das práticas que organizam o tempo e o espaço da sala de aula, como tão bem Lemov expressa nesta afirmação: " Eles (os professores) conseguem mudar o mundo a partir de suas salas de aula não porque nasceram poderes especiais, mas porque dominam os detalhes da arte. Estavam determinados a se tornarem artesões e, com tempo e prática, agora são artistas".


Por fim, mais do que qualquer outra coisa, "Professor sem Fronteiras" atribui ao Professor o papel de peça-chave no processo de ensino e aprendizagem. "Professor sem Fronteiras" busca orientar professores justamente por acreditar na nobreza e na relevância da missão diária que eles desempenham.


Por que ensinar?


Porque sem educação o homem não se faz humano.

O professor vive, portanto, o maior e mais belo de todos os sonhos: ajudam os seres humanos a se desenvolverem como homens melhores.

A educação é função de todos. Assim, pais, advogados, engenheiros etc. também educam, afinal, todos aqueles que desempenham trabalhos socialmente úteis podem ser considerados educadores, mas o professor tem o privilégio de ter o exercício desse poder como sua profissão.


Feliz dia do Professor!

#Artigo #ProfCarlosDorlass

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Matriz: Moema

Alameda dos Nhambiquaras, 1645 - sala 506 - São Paulo

CEP:04090-013

Professor Sem Fronteiras © 2018 - 2020. Todos os direitos reservados. Remasterized by Creative

Wzap 2.png